Estado apresenta projeto de incentivo à cultura para pequenos municípios durante congresso

Foto: Joca Duarte

Com objetivo de descentralizar a cultura no estado de São Paulo, o governo estadual apresentou aos gestores de pequenos municípios a importância da cultura e economia criativa e formas de melhorar o apoio e incentivo ao setor. A apresentação foi realizada durante o congresso Amppesp Fomenta, nesta quarta-feira (30).

Um dos principais focos abordados pelo estado foi salientar a participação dos municípios para que os projetos voltadas para cultura aconteçam, inclusive por meio das parcerias com o governo paulista. Foi feito o anúncio do programa Cult SP Pro, lançado neste mês, aos líderes das cidades.

“Trouxemos no painel o que é essa indústria criativa, quais são os desafios enfrentados, como os prefeitos podem se inserir nesse novo local. Também abordamos como ter resultados importantes e, mais do que isso, gerar empregos nessas cidades”, pontuou a secretária de Estado de Cultura, Economia e Indústria Criativa, Marília Marton.

O Cult SP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura é um programa de formação e qualificação voltado aos setores culturais e criativos para proporcionar crescimento e aperfeiçoamento para trabalhadores que atuam nos diversos segmentos da cultura, preparando tanto novos talentos quanto aprimorando as competências daqueles que já estão no mercado.

O projeto será composto por seis escolas temáticas, além de um programa especial de qualificação, cada uma com foco em diferentes áreas da cultura e economia criativa.

Nesta primeira etapa, serão oferecidas 4.070 vagas, 65 cursos, além de masterclasses, palestras, mostras e laboratórios, em 21 municípios. Além de Campinas, Hortolândia e Limeira foram incluídas na etapa inicial do projeto. O objetivo é que até 2029 o programa chegue de forma ampla a todas as regiões do estado.

“Desenvolvemos esses cursos justamente para que eles pudessem fomentar ainda mais a indústria produtiva da economia criativa. Ele foi pensado a partir da demanda do setor, e estruturado a partir de três estratégias: uma criativa, para os artistas, uma para os trabalhadores, pensando nos que ficam no backsatge e, uma terceira linha, dedicada à gestão”, esclareceu a secretária.

Sobre o Congresso Amppesp Fomenta

O município de Águas de São Pedro recebe a 5ª edição do congresso Amppesp Fomenta, da Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo, que reúne representantes de diversas cidades para discutir projetos e políticas públicas.

O evento, realizado de 29 de outubro a 1º de novembro, tem participação de deputados, prefeitos, vereadores e servidores das prefeituras dos municípios de pequeno porte do Estado de São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.