Mais de 110 protótipos produzidos pelos alunos da ETEC Bento Quirino, em Campinas, estão expostos na 15ª feira de ciências e tecnologia nos dias 24 e 25 de outubro. Os estudantes desenvolveram projetos em diversas áreas, como tecnologia, agronegócio, geração de energia e acessibilidade para pessoas com deficiência.
Um dos protótipos em destaque é o das alunas Bianca Panini, Lívia da Costa e Yasmin Kury, que criaram um sistema de boia com alarme em casos de queda de crianças em piscinas, para evitar afogamentos.
Já a dupla de estudantes Marília Carvalho e do Cauã Henrique desenvolveram um boné auxiliador para deficientes visuais. Através de sensores, a pessoa é avisada quando o semáforo está vermelho ou quando um objeto alto pode atrapalhar o acesso.
Pensando no agronegócio, os alunos Cauã Dellon, Leonardo Amad e Julia Giacomello desenvolveram um aplicativo de detecção de doenças em plantações de tomate através da inteligência artificial. O projeto é voltado para o pequeno produtor e para a agricultura familiar.
Daniel Toledo é do setor de relações institucionais da ETEC e conta que a feira teve um crescimento notável.
No ano passado, três projetos foram apadrinhados por empresas que estiveram na feira. Além disso, neste ano, uma parceria com a Secretaria de Educação possibilitou que outras escolas da cidade visitassem o evento.
A feira acontece nos dias 23 e 24 de outubro das 9h às 21h.