Henrique do Paraíso (Republicanos) foi eleito prefeito de Sumaré com 58,22% (72.003) dos votos válidos, derrotando Willian Souza (PT) no segundo turno das eleições municipais. O petista obteve 41,78% (51.668).
De acordo com os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), voto nulos foram 5,13% (6.990) e brancos, 4,06% (5.533 votos)
A vitória reforça a influência de Paraíso na cidade. O atual vice-prefeito assumirá em janeiro o comando do Executivo local.
O resultado também simboliza um confronto entre as bases políticas do atual governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que declararam apoio a seus respectivos candidatos.
A disputa foi acirrada e revelou uma divisão ideológica entre os eleitores. Enquanto Henrique do Paraíso se comprometeu a continuar a atual gestão e priorizar áreas como infraestrutura, segurança e saúde, Willian Souza apostou em propostas de renovação e maior inclusão social, alinhado com as diretrizes de seu partido.
Segundo Turno
Pela primeira vez na história os eleitores de Sumaré voltaram às urnas para a escolha de prefeito. Isso ocorreu porque, segundo números divulgados pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, Sumaré ultrapassou a marca de 200 mil eleitores, condição prevista na Constituição Federal para a realização de um segundo turno nas cidades em que nenhum candidato à prefeitura alcance a maioria absoluta dos votos.