Os parques municipais de Campinas abriram normalmente à população, nesta sexta-feira, mesmo após o temporal desta quinta-feira atingir o município, causando muitos estragos.
A medida de fechamento dos 25 parques, como a Lagoa do Taquaral e o Bosque dos Jequitibás, foi anunciada em 25 de janeiro de 2023, pelo Secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella. Na ocasião, a determinação era de que a ação aconteceria sempre que o acumulado de chuva atingisse 80mm em 72 horas.
De acordo com as informações divulgadas pela Prefeitura, nesta sexta-feira, o volume acumulado foi superior a 120 milímetros. Em apenas três horas, choveu esperado para um mês. Já no acumulado da noite de quinta até a manhã desta sexta, foram 148 mm.
Ainda à época do anunciado, em 2023, a informação era de que a medida seria adotada como rotina, como uma ação de segurança no entorno dos parques municipais.
Para o Diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, mais importante doque pensar em fechar os parques, é fazer as análises, mesmo que individuais, das árvores.
Entre o final de 2022 e o começo de 2023 duas pessoas morreram em Campinas após quedas de árvores. No final de dezembro, uma árvore do Bosque dos Jequitibás caiu em cima de um carro e matou o técnico em eletrônica Guilherme da Silva de Oliveira Santos que passava de carro pela avenida General Marcondes Salgado. No mês seguinte, Isabela Tibúrcio Fermino, de 7 anos morreu após uma árvore de grande porte cair na Lagoa do Taquaral. Uma mulher também foi atingida, precisou ficar internada e passar por cirurgia e hoje, passa bem.
A CBN procurou a Prefeitura para saber se os parques poderiam ser fechados nesse final de semana e até mesmo porque não foram, já que o acumulado passou dos 80mm.
Em nota, a administração informou que poderá fechar os 25 parques e bosques se a quantidade de chuva atingir 80 milímetros em 72 horas, com base na medição do Cepagri, da Unicamp, como medida preventiva para segurança dos visitantes. Nesta sexta-feira, 25 de outubro, o Cepagri apontou 75,7 mm nas últimas 72 horas, até as 9h.
Questionada sobre os mais de 120mm divulgados pela própria prefeitura, a informação foi que esse número foi coletado pela Defesa Civil, com base na estação da Vila Industrial e que, no caso dos Bosques e Parques, a medida usada é a do Cepagri




