Novo radar passa a funcionar na Avenida Ruy Rodriguez a partir desta sexta-feira (18)

Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

Um novo radar foi instalado na Avenida Ruy Rodriguez, na altura da Rua Antônio Menas Filho, no sentido Centro – bairro. O funcionamento da fiscalização eletrônica começa nesta sexta-feira (18).

De acordo com a Emdec, a instalação atende a um pedido do Ministério Público no endereço. O radar vai fiscalizar, além da velocidade, o avanço semafórico. A avenida tem velocidade máxima permitida de 50 km/h.

A Emdec apontou que o excesso de velocidade foi responsável por 34% dos acidentes com morte registrados em 2023. A medida foi adotada para garantir mais segurança na circulação de pedestres e condutores, na região do Parque Universitário de Viracopos.

Faixas informativas foram instaladas no trecho para alertar a população sobre a ativação do radar.

O reforço da fiscalização nesse ponto também foi feito pela ativação da estação de ônibus Arymana, que passou a ser operada pela nova linha 137 – Vida Nova / Ouro Verde, em agosto.

Para o especialista em mobilidade urbana, Renato Campestrini, a instalação garante o controle do fluxo de velocidade da via de forma efetiva. “O equipamento medidor de velocidade é uma das ferramentas que a legislação de trânsito nos oferece para que você possa incentivar o respeito dos condutores ao limite de velocidade da via”.

“Nesse local em particular, próximo a uma estação de integração do transporte coletivo, com forte fluxo de pedestres, essa gestão da velocidade com uso do radar é uma medida cabível. Infelizmente, parte dos condutores só respeita a regulamentação quando está sendo fiscalizado”, explicou Campestrini.

Ele analisa ainda que a avenida Ruy Rodriguez possui um intenso fluxo de ônibus do transporte público, que seriam prejudicados em tempo e desgaste dos carros com a implantação de lombadas, por exemplo.

“Como tem um fluxo acentuado de veículos do transporte coletivo, quando você coloca as chamadas lombadas se causa um prejuízo à circulação desses veículos. Isso aumenta o custo do transporte coletivo para toda a sociedade”, informou o especialista.

Segundo o departamento de trânsito, o município possui, atualmente, 144 pontos de fiscalização eletrônica. O novo local não se trata de mais um radar, mas sim um remanejamento de radar de outro ponto, conforme a Emdec.

Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas
Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.