Uma grande operação do Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e a Polícia Civil do Estado de São Paulo, cumpre na manhã desta quinta-feira (31) dezenas de mandados de prisão e busca e apreensão em várias cidades de São Paulo e outros Estados para combater a pedofilia.
Segundo apuração da EPTV, são seis alvos na região de Campinas. Os mandados de busca e apreensão são cumpridos em São João da Boa Vista, Itupeva, Campinas, e Valinhos. A operação, chamada Lobo Mau, foi deflagrada em São José do Rio Preto, e tem como objetivo desarticular uma ampla rede criminosa envolvida na produção, no armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil.
A força-tarefa foi criada com o apoio de uma instituição norte-americana de combate à pedofilia e da Embaixada dos Estados Unidos.
Segundo o Ministério Público, foi possível descobrir a existência de um grande número criminosos que fingem ser adolescentes e entram em contato com as crianças e adolescentes, por várias plataformas digitais, para induzi-las a produzir conteúdo de nudez e até mesmo de sexo, com a finalidade de consumir o material produzido e depois distribuí-lo em grupos fechados de troca de mensagens, como o Telegram, o Instagram, o Signal e o WhatsApp, inclusive em jogos como o Roblox.
Estão sendo cumpridos na manhã desta quinta-feira 94 mandados de busca e um de prisão em 20 Estados e Distrito Federal. Dispositivos eletrônicos e outros equipamentos utilizados para a produção e armazenamento do conteúdo estão sendo apreendidos para análise pericial.