Delegado preso por extorquir empresários continuou dando ordens da cadeia, diz Gaeco

GAECO e Polícia Militar cumprem na manhã desta sexta-feira dois mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão na cidade de Indaiatuba
(Foto: Polícia Militar)

O Ministério Público, por meio do GAECO, e Polícia Militar cumpriram na manhã desta sexta-feira dois mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão na cidade de Indaiatuba. De acordo com as autoridades, os alvos estariam ameaçando as vítimas e obstruindo a justiça para favorecer integrantes de organização criminosa que são réus e estão presos, liderados por delegado de polícia que atuava na cidade.

Preso em março de 2024, o Delegado José Clésio Silva de Oliveira Filho, antigo titular do 1DP de Indaiatuba, foi flagrado usando celular dentro do Presidio da Policia Civil. Clésio foi visto pedindo para que um amigo, dono de uma loja de carros em Indaiatuba, ameaçasse as vítimas que denunciaram o esquema de extorsão de empresários, que também envolvia policiais civis, guardas municipais, advogados e servidores comissionados.

Com isso, a justiça determinou uma nova prisão preventiva do delegado, que já cumpre prisão dentro presídio da Polícia Civil, e também a prisão preventiva do homem que conversava com Clésio pelo telefone.

O homem foi preso e levado ao DP de Indaiatuba. No mandado de busca e apreensão, uma arma de fogo foi encontrada.

Clésio iniciou a carreira como delegado em 2010 nas delegacias da capital e chegou a Indaiatuba em março de 2021, como delegado-assistente do 1º distrito policial. Em janeiro de 2023, foi nomeado delegado-titular do 1º DP da cidade.

Segundo o ministério público, o grupo fez pelo menos dez vítimas e movimentou cerca de r$ 10 milhões no esquema criminoso de extorsões.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

GCM de Holambra recupera carreta roubada em Minas Gerais

A Guarda Civil Municipal de Holambra localizou uma carreta roubada na Rodovia SP-340 e prendeu um suspeito durante a operação. O indivíduo tentou fugir, mas foi abordado pela GCM. A carreta estava danificada e com placa falsa. Durante a ocorrência, a GCM resgatou o motorista da carreta, que havia sido mantido refém desde Minas Gerais. O suspeito foi preso em flagrante e a ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Santo Antônio de Posse.

Três são presos com drogas e carro roubado em 2021 é recuperado 

Três pessoas foram presas por tráfico de drogas na região do bairro Cidade Singer, no Campo Belo. A ação foi durante um patrulhamento do Batalhão de Ações Especiais de Polícia, o Baep.  Durante a abordagem, um dos homens informou que havia lança-perfume, kits com drogas diversificadas, balanças de precisão e uma espingarda de pressão na casa dele. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.