Nesta quinta-feira (3), a Defesa Civil Estadual informou que Monte Alegre do Sul, Itatiba e Amparo, que são cidades próximas da região de Campinas, estão com focos ativos de incêndios.
Em Amparo, um incêndio florestal de grandes proporções atinge uma área de preservação ambiental próxima ao bairro Areia Branca. O fogo alcança o local desde o dia 28 de setembro. De acordo com a prefeitura da cidade, o vento registrado nesta última quarta-feira (2), propagou o fogo para áreas próximas a regiões residenciais.
Segundo a Defesa Civil do Estado, foram feitos onze lançamentos de água com aviões, aproximadamente 4.196 litros. A queimada atinge uma propriedade privada de 3,5 milhões de metros quadrados e a proprietária estima que metade dessa área foi destruída pelas chamas.
Os órgãos oficiais informaram que uma nova avaliação para definição da estratégia de combate ao fogo está prevista para hoje. Os moradores que residem no entorno estão sendo afetados pela cortina de fumaça da queimada. Além disso, um hotel precisou suspender as atividades até a próxima semana.
Em Monte Alegre do Sul o fogo atingiu uma mata perto da estrada municipal que vai para o bairro dos Alves. De acordo com os bombeiros da cidade, o fogo começou na manhã de ontem e foi contido por volta das 3h da madrugada.
Valinhos também registrou um incêndio em uma área de vegetação no bairro Chácaras Alpina. O Corpo de Bombeiros e os moradores atuaram no combate das chamas nesta última quarta-feira (2). Por causa dos ventos, o fogo se espalhou pela região e ficou bem próximo das casas. Essa queimada acontece desde terça-feira (1), que segundo os seguranças do condomínio, ele foi contido no mesmo dia, mas depois voltou a ameaçar os moradores.
Campinas teve um incêndio em uma área de mata às margens da rodovia Campinas Mogi, na altura do residencial Alphaville, nesta quarta-feira. Equipes do Corpo de Bombeiros atuaram no combate às chamas. A concessionária Renovias, que administra o trecho, informou que o fogo foi contido. Nesta quinta-feira (3), ainda não há atualizações da situação do local.
Além da rodovia, o Bosque Ferdinando Tilli, no Parque Valença, distrito do Campo Grande, também foi atingido pelas queimadas na noite de ontem. O fogo foi controlado pelas equipes de Bombeiros, Defesa Civil e Departamento de Parques e Jardins.
Nesta quinta-feira, equipes avaliam os danos causados pelo incêndio e verificando a área afetada dentro do parque para elaborar um laudo técnico sobre a ocorrência e as medidas necessárias.
Ainda não há informações sobre o que pode ter causado o incêndio, porém o fogo começou dentro do parque em horário que estava fechado. Mesmo com este trabalho em andamento, o parque está aberto, funcionando normalmente.
Em Jaguariúna, os moradores do bairro Tanquinho Velho afirmam que o fogo atinge a região há pelo menos dois dias. A área de preservação ambiental fica às margens do rio Atibaia. Ainda não há atualizações do Corpo de Bombeiros da cidade.