Simples Nacional pode excluir 38 mil empresas da região de Campinas por inadimplência

Foto: Agência Brasil

A Receita Federal começou a notificar empresas enquadradas no Simples Nacional para que regularizem suas dívidas com o órgão, sob risco de exclusão do regime simplificado de pagamento de impostos a partir de janeiro de 2025. Na região de Campinas (SP), 22.113 Microempreendedores Individuais (MEIs) e 16.703 micro e pequenas empresas estão em situação de inadimplência, totalizando uma dívida de R$ 538.892.765,88.

Segundo o especialista em Direito Tributário, Thulio Carvalho, as pendências incluem diversos tipos de tributos, como o INSS, e afetam empresas que dependem da tributação simplificada para manter a competitividade. 

As notificações foram feitas por meio do termo de exclusão do Simples Nacional, enviado pelo Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI (DTE-SN), entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro. Empreendedores notificados têm até 30 dias a partir da visualização do documento para quitar as dívidas, seja à vista ou parceladas, conforme explica Carvalho.

Empresas que desejem contestar a notificação devem protocolar um pedido de revisão diretamente com o Delegado de Julgamento da Receita Federal do Brasil, por meio de envio online.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Cidadania expulsa deputado estadual Rafa Zimbaldi por suposta dupla filiação

Polícia Civil faz operação contra bebidas falsificadas em Americana

Temporal com ventos fortes derruba árvores e afeta energia em Serra Negra 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.