A tendência do aumento da abstenção de eleitores no segundo turno em muitas cidades também se confirmou na região de Campinas.
Nas três cidades onde aconteceu a segunda rodada de escolha para prefeito houve um aumento na quantidade de eleitores que não compareceram às urnas. Esse cálculo não inclui votos brancos ou nulos.
Sumaré foi a cidade com o maior número. No primeiro turno, já era elevado, quando 27,5% dos eleitores não compareceram às urnas. Neste domingo, 32,92% do total de eleitores registrados não foram votar. O aumento é de 5,42 pontos percentuais.
Em Piracicaba, o primeiro turno teve abstenção de 29,11%. O número saltou para 32,42% no segundo turno, aumento de 3,32 pontos percentuais.
Em Limeira, que teve a menor abstenção das cidades envolvidas, ainda que elevada, 23,22% dos eleitores não foram às urnas no primeiro turno. O número aumentou para 26,31% na segunda volta, aumento de 3,09 pontos percentuais.
Outro município próximo a Campinas, Jundiaí também teve aumento na abstenção. No primeiro turno, 27,2% do eleitorado não compareceu às urnas. No segundo turno, o número saltou para 30,52%, aumento de 3,32 pontos percentuais.