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Os jovens que integram a Geração Z, nascidos entre os anos de 1995 e 2010, já demonstraram que o regime de trabalho nos moldes da CLT não é o que mais agrada. De acordo com uma pesquisa da ZenBusiness, plataforma para pequenos negócios dos Estados Unidos, 93% da Geração Z foi em busca de construir seu próprio negócio.
O estudo entrevistou mil jovens, entre 18 e 25 anos, e revelou que 82% deles dizem que são mais aptos para serem empreendedores do que para seguir uma carreira tradicional.
No Brasil, cerca de 8 milhões de jovens entre 18 e 24 anos são empreendedores, segundo o Monitor de Empreendedorismo Global, em 2023.
Essa foi a escolha do jovem Cleber Augusto Matias, que tem 27 anos e é dono de um petshop em Campinas. Aos 19 anos, vendeu o carro que tinha e arrendou o estabelecimento. Sem condições de cursar uma faculdade, para se qualificar e gerir a empresa, ele se formou como técnico em administração.
Cléber explica que passou por muitas dificuldades até o negócio se estabilizar, além de questões burocráticas da empresa, enfrentou até mesmo preconceito por conta da pouca idade. Hoje ele tem cinco funcionárias, criou também um hotel pet, e atende, por dia, cerca de 60 animais.
A pesquisa revelou ainda que 80% dos entrevistados consideram ser a geração mais adequada para empreender do que seus pais, por conta das mídias sociais e da tecnologia. Eles também responderam que se veem “preparados para serem os mais empreendedores da história”.
O Sebrae Campinas, que atende também as cidades da região metropolitana, tem registrado alta na quantidade de pessoas mais jovens interessadas em abrir o próprio negócio. A analista de negócios do Sebrae, Aline Santos, conta que essa geração tem menos medo de arriscar.
Outro ponto destacada pela especialista é que, muitos empreendedores de gerações anteriores abriram um negócio por necessidade, o que é diferente na Geração Z. Nessa região do estado, os novos empreendedores apostam, principalmente, no setor de tecnologia.
Outra pesquisa,feita em 2022, publicada no site da Wolters Kluwer, mostra que 62% da Geração Z já começou seu próprio negócio ou está planejando para o futuro.
O estudo traz que Geração Z está mais propensa a iniciar negócios que tenham um impacto positivo no mundo. Muitos empreendedores dessa geração estão focados em sustentabilidade e justiça social, por exemplo.
Eles também são mais propensos a usar a tecnologia a seu favor. A Geração Z cresceu com a tecnologia e se sente mais confortável em usá-la para iniciar e expandir negócios, assim como usar as mídias sociais.