A época do verão é propícia para o aparecimento de escorpiões em casa, podendo entrar por frestas, ralos de pias e até em lixeiras, que são procuradas pelos animais em busca de alimento. O cuidado com essas aberturas é importantíssimo para evitar acidentes, que em alguns casos, podem ser fatais.
Dados do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas apontam que a região teve 2.012 casos e uma morte por picada de escorpião entre janeiro e setembro deste ano. A notificação mais recente foi registrada em Jaguariúna, com a morte de uma criança de três anos, que foi picada por um escorpião no dia 2 de novembro e faleceu no dia seguinte. Com o registro, o número de óbitos por acidentes com o animal peçonhento aumentou para dois na região.
A bióloga da Secretaria de Saúde de Campinas, Heloísa Malavasi, explica que a sazonalidade influencia no aparecimento do animal peçonhento.
Heloísa ressalta que a principal recomendação é a vedação de ralos, pias e ligações com galerias de água, que podem ser porta de entrada para o animal nas casas.
Outra sugestão da bióloga é verificar sapatos e roupas que ocasionalmente pode ser esconderijo para o escorpião. Heloísa também conta qual é a primeira medida a ser tomada se a pessoa for picada pelo animal.
O coordenador associado do Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), Fábio Bucaretchi, explica em quais situações é necessário o Soro Antiveneno (PESAs).
A região de Campinas tem 11 locais de referência para aplicação de soro antiescorpiônico em caso de picada de escorpião, ENTRE AS CIDADES ESTÃO AMERICANA, INDAIATUBA, MOGI GUAÇU, MOGI MIRIM, SUMARÉ, AMPARO E SOCORRO
Confira os locais
- Águas de Lindóia – Hospital São Camilo
- Americana – Hospital Municipal
- Amparo – Santa Casa Anna Cintra
- Campinas: HC da Unicamp e Hospital Municipal Ouro Verde
- Espírito Santo do Pinhal – Hospital Francisco Rosas
- Indaiatuba – Hospital Augusto de Oliveira Camargo
- Itapira – Hospital Municipal de Itapira
- Mogi Guaçu – Santa Casa de Mogi Guaçu
- Mogi Mirim – UPA Zona Leste
- Socorro – Hospital Dr. Renato Silva
- Sumaré – Hospital Estadual de Sumaré
Confira outras orientações
- Vedar ralos de esgotos, optando pelos tipos abre e fecha ou colocando telas finas para evitar entrada dos escorpiões;
- Colocar trilhos de borracha, silicone ou mesmo de espuma/tecidos nas portas;
- Vedar interruptores por onde passa a fiação elétrica, mantendo os espelhos de luz bem ajustados e, se necessário, colados com silicone;
- Vedar caixas de gordura;
- Evitar acúmulo de materiais, como madeiras e recicláveis, nos ambientes, pois podem servir de abrigo aos escorpiões;
- Sempre inspecionar toalhas de banho, sapatos e roupas antes de vestir;
- Se possível, manter camas e colchões afastados das paredes e sempre observar as roupas de cama antes de deitar, pois escorpiões podem se alojar nestes locais;
- Em caso de picadas/acidentes com escorpiões, a pessoa deve ser levada imediatamente ao serviço de saúde mais próximo.
- O manual da pasta pode ser acessado neste link