Brasil registra mais de 780 mortes por choques elétricos, segundo Abracopel

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Brasil registrou, no último ano, 781 mortes por acidentes elétricos, segundo a Abracopel, a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, o órgão recebeu 25 denúncias de acidentes de trabalho por choque elétrico nos últimos dois anos, nas regiões de Campinas, Piracicaba e Jundiaí.

No último mês, um acidente de trabalho deste tipo foi registrado em Sumaré. Um pintor foi eletrocutado enquanto trabalhava na fachada de um comércio. O caso ocorreu no dia 29 de outubro. Ele estava fazendo a pintura quando encostou no fio de alta tensão e acabou recebendo uma descarga elétrica.

O Samu foi acionado e atendeu a ocorrência. A vítima foi encaminhada pelo helicóptero Águia da PM para o Hospital de Clínicas da Unicamp em estado gravíssimo.  

Ainda segundo dados da Abracopel, em 2023, foram registradas 674 mortes por choques elétricos em 986 acidentes; 67 mortes em 963 incêndios de origem elétrica; e 40 mortes por descargas atmosféricas em 140 acidentes.

Para prevenir que esses acidentes aconteçam, o Ministério Público do Trabalho realizou em Campinas um evento para debater a segurança das redes elétricas e das atividades de trabalho.

As agências reguladoras, concessionárias de energia elétrica e outras órgãos foram convocados para abordar o tema.

A procuradora do MPT, Ana Hirano, explicou que o principal ponto a ser analisado pelo setor é a qualidade do serviço de fornecimento de energia, mas do ponto de vista da segurança dos processos relativos a esse trabalho.  

Uma das concessionárias presentes, a CPFL Paulista, falou sobre o programa implementado para prevenção de acidentes de trabalho por choque elétrico, o programa Guardião da Vida, tanto aos trabalhadores da empresa, quanto para outros trabalhadores que precisem se aproximar da rede elétrica.

A procuradora do MPT acrescentou ainda que um documento foi formalizado para implantar as melhorias junto aos órgãos responsáveis.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Cordeirópolis proíbe uso de água potável para fins não essenciais durante estiagem 

Temporal provoca quedas de árvores e alagamentos em Campinas 

Câmeras corporais da Polícia Militar de São Paulo

Câmeras corporais da PM terão leitura de placas de veículos e reconhecimento facial

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.