Câmeras flagram cachorros-do-mato, fêmeas e filhote de onça-parda na Mata de Santa Genebra

Onça-parda andando pela mata durante o dia é considerado um flagrante raro por conta dos hábitos desses animais (Foto: Divulgação)

As câmeras de monitoramento instaladas na Mata Santa Genebra, administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) flagraram um casal de cachorros-do-mato caminhando pela unidade de conservação. O registro é considerado incomum.

Os cachorros-do-mato são monogâmicos e o casal pode ter de 3 a 6 filhotes por ninhada. Apesar de não ser listado como em risco de extinção, a perda de habitat e as doenças trazidas por cachorros domésticos estão causando a redução no número de animais.

YouTube video

Também neste ano, as câmeras registraram uma rara aparição diurna de duas fêmeas de onça-parda, animais de hábitos primariamente crepusculares e noturnos, e um filhote de onça-parda, em abril.

YouTube video

Desde 2012, as câmeras da Mata de Santa Genebra têm registrado a presença de uma fêmea, de um macho e de suas sucessivas ninhadas, oferecendo um rico acervo de dados sobre a vida selvagem local. Essas imagens não só contribuem para o estudo da fauna da região, mas também reforçam a importância da preservação desse ambiente natural, um refúgio vital para espécies como os cachorros-do-mato e as onças-pardas.

*Texto de Marília Coimbra, sob supervisão de Felipe Pereira.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Três maiores cidades da RMC não atingem meta de alfabetizar crianças de até sete anos em 2024

Campinas e Limeira estão nas primeiras colocações no Ranking do Saneamento

Piracicaba confirma morte por febre maculosa; é a primeira de 2025

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.