Representantes da Secretaria de Saúde de Campinas, Defesa Civil, Guarda Municipal, Procon e entre outros setores municipais participam de uma ação para o combate de criadores da dengue em Campinas nesta quinta-feira (28). Os departamentos atuam com o Grupo de Resposta Unificada (GRU).
De acordo com a Secretaria de Saúde, as equipes percorrem 12 bairros da cidade, em locais mapeados estrategicamente, através de denúncias pelo telefone 156 e tentativas anteriores de entrada que não deram certo.
Segundo o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, as equipes contam com o apoio de um drone para vistoriar os imóveis e um chaveiro para as residências vazias, nos casos que os donos foram notificados e não compareceram.
Já o prefeito de Campinas, Dário Saadi, fez um apelo para a população sobre a necessidade de cuidar das residências, evitando os criadouros de dengue.
A intensificação das mobilizações intersetoriais está entre as novas medidas anunciadas pela Prefeitura para enfrentamento à doença. Elas ocorrem quando as tentativas de soluções via 156 estão esgotadas.
A atuação do GRU era mensal e esta é a primeira ação no formato quinzenal.