Começa nesta segunda-feira (18), em Campinas, a Semana de Mobilização contra Dengue e outras Arboviroses. Um mutirão está programado no Parque Oziel e mais sete bairros, além de ações em escolas e supermercados da cidade. Neste ano, a metrópole já confirmou 120.413 casos de dengue e 80 óbitos em decorrência da doença.
Segundo a administração municipal, apidemia de dengue é nacional e, neste ano, dois fatores contribuíram para aumento de casos na cidade: a circulação simultânea de três sorotipos do vírus pela primeira vez na história, e condições climáticas favoráveis para a proliferação do mosquito, principalmente por conta das sucessivas ondas de calor.
A principal ação durante a semana de mobilização é o mutirão que será realizado das 8h às 12h deste sábado (23), em oito bairros. O ponto de encontro das equipes é a Emef/EJA Oziel Alves Pereira, localizada na Rua Fauze Selhe, no Parque Oziel. Os outros bairros que serão visitados pelas equipes são Gleba B, Jardim Monte Cristo, Jardim do Lago 2, Jardim Santa Cruz, Bandeiras 1 e 2, e Jardim São José.
O trabalho será realizado por funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas. Os agentes usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Todos vestem calça na cor cinza, e tem crachá de identificação. Já os voluntários usam um colete na cor laranja com a identificação e a fase “Campinas contra o mosquito”. Dúvidas sobre a identidade dos participantes podem ser esclarecidas com a Defesa Civil pelo telefone 199.
Segundo a Secretaria de Saúde, o mutirão contra a dengue é multissetorial e conta com o apoio das secretarias de Serviços Públicos, Habitação, Educação, Assistência Social e Trabalho e Renda. Guarda Municipal, Defesa Civil, Sanasa e Emdec também participam do suporte às ações.
A Saúde destaca que o esforço conjunto do Poder Público e população precisa ser permanente para eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados. O mosquito Aedes aegypti também é vetor da chikungunya e zika.
Além do mutirão, estão previstas ações em escolas e supermercados de Campinas. Veja a programação completa:
- 19/11, pela manhã – Orientação com maquetes aos pacientes do CS Carvalho de Moura. A unidade fica na rua Celso Luglio, s/n – Parque Residencial Carvalho de Moura;
- 22/11, das 9h às 10h e das 14h às 15h – Apresentação da montagem teatral “Todos contra a dengue” aos alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Adão Emiliano;
- 23/11, das 8h às 12h – Estande informativo sobre arboviroses nos hipermercados Assaí e Atacadão localizados na avenida Ruy Rodriguez;
- 23/11, das 9h às 12h – Ação educativa com maquetes na entrada do Assaí Abolição. A unidade fica na rua Abolição, 2.013, Ponte Preta;
- 23/11, das 8h às 12h – Ação educativa sobre dengue e febre maculosa em quiosque próximo à cascata desativada da Pedreira do Chapadão.