Após o incêndio de 10 veículos oficiais e um carro de um funcionário na Central de Ambulâncias, a prefeitura de Santo Antônio de Posse recebeu viaturas emprestadas de outros municípios para manter o transporte de pacientes para unidades de saúde da região de Campinas.
Como a cidade não tem hospital, depende do transporte para que os pacientes possam fazer tratamentos em Artur Nogueira, Campinas, Limeira e Piracicaba.
Holambra emprestou uma van. Pedreira, um micro-ônibus. Artur Nogueira encaminhou uma ambulância, e Amparo deve ceder uma van nos próximos dias.
O Departamento Regional de Saúde informou que está monitorando a situação e avalia o empréstimo de veículos para o município.
A Polícia Civil segue investigando quem ateou fogo e quem mandou queimar as viaturas públicas. Imagens de circuito de segurança mostram dois homens em uma moto se aproximando do pátio da Central de Ambulâncias, jogando um líquido combustível e o fogo começando. Eles não foram localizados até agora.
O Ministério da Saúde informou que as ambulâncias do SAMU são doadas por meio de termos com encargos para as prefeituras. Ou seja, ao aceitar a doação, a prefeitura assina um documento que estabelece, entre outras obrigações, a contratação imediata de seguro total para o veículo.
Em caso de perda total, o valor do seguro deve ser destinado à aquisição de uma nova ambulância. Nesses casos, é necessário registrar um boletim de ocorrência e a prefeitura é quem deve acionar o seguro e comprar o novo veículo.
O problema é que, segundo a prefeitura de Santo Antônio de Posse, nenhum veículo tinha seguro. O prejuízo é avaliado em R$ 2,5 milhões.