Na manhã desta quarta-feira, feriado da Consciência Negra, o calçadão da Rua 13 de Maio, região do comércio central de Campinas, teve movimentação intensa de consumidores.
Nesta data, o comércio do centro da cidade teve funcionamento facultativo por conta do feriado nacional. De acordo com a Associação Comercial de Campinas (ACIC), cada lojista pôde decidir pela abertura ou não do estabelecimento.
O horário de funcionamento estabelecido foi das 9h da manhã às 17h da tarde. Conforme a Associação Comercial, a data é uma oportunidade para aproveitar as lojas abertas para as compras antecipadas para o fim de ano.
Os dois últimos meses do ano são marcados por festividades e essas datas tradicionais aumentam a movimentação no comércio. Campinas e região devem somar uma movimentação financeira de R$ 6,97 bilhões no comércio. A alta é de 3% nas vendas, em comparação com o ano passado, de acordo com a Associação Comercial.
Quem já está pensando na época festiva é a cozinheira Elaine Pereira. Ela quis garantir as compras para evitar as lotações futuras no comércio.
A aposentada Vera Maria Sales também foi até o centro para aproveitar o feriado. Ela ainda não comprou os presentes para o fim de ano, mas aproveitou o dia para fazer uma pesquisa de preços.
Raquel Maximiano, pedagoga, veio de São Paulo para casa de familiares e também quis aproveitar o comércio aberto no feriado para ir às compras.
No Largo do Rosário, no centro de Campinas, o município deu início ao trabalho de montagem da Vila do Papai Noel, espaço que vai funcionar até 22 de dezembro. O Papai Noel vai receber crianças e adultos que queiram fazer seus pedidos de Natal e tirar fotos. A inauguração do espaço será no dia 29 de novembro.