Concessão do Aeroporto de Viracopos volta ao processo de relicitação

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

Terminou sem acordo no Tribunal de Contas da União o processo para viabilizar uma “solução consensual” entre o governo federal, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, para manter a atual concessionária, Aeroportos Brasil, à frente da gestão do terminal e evitar a relicitação.

Com a decisão publicada pelo presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, a concessionária, a União e a Anac reiniciam o processo para licitar novamente o aeroporto, com um novo edital – ainda sem prazo – e a abertura de concorrência à iniciativa privada.

A opção passou a ser considerada no fim do ano passado, quando a concessionária se reequilibrou financeiramente e apresentou um pedido oficial à União para permanecer à frente do aeroporto e encerrar o processo de relicitação.

O Ministério de Portos e Aeroportos, na época, sinalizou positivamente, o que possibilitou que a discussão para a permanência fosse levada ao TCU.

Só que, um ano depois do processo em curso no tribunal, não foi possível chegar ao acordo. O principal impasse tem relação com divergências em relação ao cálculo de indenização à Aeroportos Brasil tanto pelos investimentos realizados desde o início da concessão, em 2012, quanto ao ressarcimento de prevenção a “futuros litígios”, caso a concessionária continuasse na administração.

Depois do arquivamento do processo no TCU, a concessionária voltou a se basear em um decreto de arbitragem na Justiça para buscar a definição sobre a indenização.

Em comunicado ao mercado, a Triunfo, principal acionista da concessionária Aeroportos Brasil, afirmou que retomou a “arbitragem em vigor, até então suspensa, que trata de reequilíbrios contratuais relacionados à concessão”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prazo para troca de cartões do vale-transporte de Piracicaba termina dia 31

Quase 300 toneladas de lixo são retiradas de rodovias administradas pela Via Colinas

Banco de Sangue em Americana faz alerta para estoques quase zerados

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.