Com o feriado do Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, muitas pessoas levam flores nos cemitérios como forma de homenagem e respeito aos entes que faleceram. Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas a visita requer cuidados para evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
O Coordenador do Programa de Arboviroses de Campinas, Fausto de Almeida Marinho Neto, fala sobre as orientações para a população que vai até os cemitérios. Fausto também recomenda o descarte correto do próprio lixo.
A pasta ainda faz o alerta para os moradores eliminarem qualquer acúmulo de água nas residências que possa servir de criadouros para o aedes aegypti, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
Campinas registrou 120 mil casos e 77 mortes por dengue entre o dia 1º de janeiro e 29 de outubro. O pico de transmissão da doença neste ano foi na semana entre 7 e 13 de abril.