Eleitores devem justificar ausência no 1º turno das eleições até 5 de dezembro 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os eleitores que não estavam no domicílio eleitoral no 1º turno das Eleições 2024, e ainda não justificaram sua ausência, tem até o próximo 5 de dezembro para fazer o procedimento pelo aplicativo e-Título, Autoatendimento Eleitoral ou Sistema Justifica.

A regra também vale para quem estava no seu domicílio eleitoral e, por algum motivo justo, deixou de votar. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral SP (TRE), é preciso anexar documentos que comprovem o fato que impediu o comparecimento. 

A justificativa de ausência também pode ser apresentada em qualquer cartório eleitoral de forma presencial, ou através do correio para o cartório responsável pela inscrição eleitoral. O formulário de justificativa pós-eleição está disponível no site do TSE

Se a justificativa não for aceita ou for apresentada fora do prazo, o eleitor deverá pagar multa no valor de R$ 3,51 por turno.

Para as pessoas que estavam no exterior no dia da votação, é preciso apresentar passagens, cartões de embarque ou carimbos no passaporte, entre outros documentos que justifiquem a ausência. O prazo é de 30 dias, a contar da data de retorno ao Brasil. 

Justificativa para o 2º turno

Já no caso dos eleitores ausentes no 2º turno das eleições, o prazo para justificativa é até 7 de janeiro de 2025 e pode ser feita nos mesmos canais. 

Saiba as consequências para quem não votar, justificar ou pagar as multas. 

Segundo o TRE, quem não votar nem justificar a ausência ficará em débito com a Justiça Eleitoral e não terá a certidão de quitação eleitoral. Se não votar em três turnos consecutivos e não justificar, o título estará sujeito a cancelamento.

Em caso de descumprimento, o eleitor não poderá, por exemplo, tirar passaporte, participar de concurso público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Vacinação contra gripe em Campinas ainda está abaixo da meta

Obra da represa de Amparo está 44% pronta, diz governo

Caminhão com 40 toneladas de cana-de-açúcar tomba e interdita estrada de Rio das Pedras

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.