Espírito Santo do Pinhal é incluída em rota turística do vinho pelo Governo Estadual

Foto: Innvernia/Divulgação

As belezas do interior têm movimentado também a economia. Na cidade de Espírito Santo do Pinhal, a 100km de Campinas, a paisagem da Vinícola Innvernia é um dos atrativos turísticos do município.

Ela está localizada na recém-nomeada Serra dos Encontros, uma das cinco rotas mapeadas pelo governo estadual nesta região, que conta com 13 vinícolas ao todo. A criação busca promover o turismo do vinho, também chamado de enoturismo, modalidade de passeio que combina a degustação de vinhos com a visitação a vinícolas e regiões produtoras de uva.

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto Lucena, destaca que a iniciativa ocorreu após perceberem o aumento nas buscas pelas experiências turísticas no mercado vinícola.  

Os números mostram o aquecimento do setor. Dados do Instituto de Economia Agrícola do Estado de São Paulo indicam um aumento expressivo no número de videiras plantadas. De 2022 para 2023, o aumento foi de 700%. Em 2022, eram 7,8 mil pés. Em 2023, o número saltou para 65 mil videiras.

Na Vinícola Innvernia, são 13 hectares de parreiras plantadas. Além das espécies de uvas típicas da região sul do país, a propriedade conta com variedades diferenciadas de plantas. O sócio criador da marca, Marcelo Luchese, conta que algumas mudas da fruta foram trazidas direto da Europa, de países referência nesta produção, como Itália e França.

O clima paulista já se mostrou favorável para o desenvolvimento das videiras. Mas para essa produção se estabelecer eles precisaram superar alguns desafios, como a adaptação do solo da propriedade onde a vinícola está localizada. É o que explica o enólogo Eduardo Cameratti.

Apesar de produzirem cerca de 10 mil garrafas de vinho por ano, o proprietário destaca que o principal foco do negócio não é a comercialização da bebida em si, mas principalmente o turismo de experiência. Por isso, trabalham para aprimorar a vivência na vinícola. Marcelo conta que 80% dos visitantes vêm de São Paulo capital.

Ainda segundo o Instituto de Economia Agrícola de São Paulo, quando comparamos o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período deste ano, também houve aumento na produção. No ano passado eram 63 mil novos pé e, nos seis primeiros meses deste ano, são 86,4 mil plantas novas. O aumento é de 34%.

O estado estima que o enoturismo se fortaleça ainda mais nos próximos anos, para se tornar um polo de produção de vinhos, ampliando também outros negócios no entorno das vinícolas. (como restaurantes e hotéis).

Os mapas com as cinco rotas do vinho de São Paulo podem ser conferidos no site rotasdovinho.sp.gov.br.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prazo para troca de cartões do vale-transporte de Piracicaba termina dia 31

Quase 300 toneladas de lixo são retiradas de rodovias administradas pela Via Colinas

Banco de Sangue em Americana faz alerta para estoques quase zerados

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.