Espírito Santo do Pinhal é incluída em rota turística do vinho pelo Governo Estadual

Foto: Innvernia/Divulgação

As belezas do interior têm movimentado também a economia. Na cidade de Espírito Santo do Pinhal, a 100km de Campinas, a paisagem da Vinícola Innvernia é um dos atrativos turísticos do município.

Ela está localizada na recém-nomeada Serra dos Encontros, uma das cinco rotas mapeadas pelo governo estadual nesta região, que conta com 13 vinícolas ao todo. A criação busca promover o turismo do vinho, também chamado de enoturismo, modalidade de passeio que combina a degustação de vinhos com a visitação a vinícolas e regiões produtoras de uva.

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto Lucena, destaca que a iniciativa ocorreu após perceberem o aumento nas buscas pelas experiências turísticas no mercado vinícola.  

Os números mostram o aquecimento do setor. Dados do Instituto de Economia Agrícola do Estado de São Paulo indicam um aumento expressivo no número de videiras plantadas. De 2022 para 2023, o aumento foi de 700%. Em 2022, eram 7,8 mil pés. Em 2023, o número saltou para 65 mil videiras.

Na Vinícola Innvernia, são 13 hectares de parreiras plantadas. Além das espécies de uvas típicas da região sul do país, a propriedade conta com variedades diferenciadas de plantas. O sócio criador da marca, Marcelo Luchese, conta que algumas mudas da fruta foram trazidas direto da Europa, de países referência nesta produção, como Itália e França.

O clima paulista já se mostrou favorável para o desenvolvimento das videiras. Mas para essa produção se estabelecer eles precisaram superar alguns desafios, como a adaptação do solo da propriedade onde a vinícola está localizada. É o que explica o enólogo Eduardo Cameratti.

Apesar de produzirem cerca de 10 mil garrafas de vinho por ano, o proprietário destaca que o principal foco do negócio não é a comercialização da bebida em si, mas principalmente o turismo de experiência. Por isso, trabalham para aprimorar a vivência na vinícola. Marcelo conta que 80% dos visitantes vêm de São Paulo capital.

Ainda segundo o Instituto de Economia Agrícola de São Paulo, quando comparamos o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período deste ano, também houve aumento na produção. No ano passado eram 63 mil novos pé e, nos seis primeiros meses deste ano, são 86,4 mil plantas novas. O aumento é de 34%.

O estado estima que o enoturismo se fortaleça ainda mais nos próximos anos, para se tornar um polo de produção de vinhos, ampliando também outros negócios no entorno das vinícolas. (como restaurantes e hotéis).

Os mapas com as cinco rotas do vinho de São Paulo podem ser conferidos no site rotasdovinho.sp.gov.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.