Aos 19 anos, o atacante Léo Porfírio viveu um misto de emoções no último domingo (17). Autor do gol do Guarani na derrota por 2 a 1 sobre o Brusque pelo Campeonato Brasileiro da Série B, o jovem marcou pela primeira vez como profissional e é a esperança de um futuro melhor ao Bugre, que entrou em campo já rebaixado à Série C.
O jogador, em sua estreia no elenco profissional de Allan Aal, deixou uma boa impressão ao sair do banco de reservas e marcar o gol no último lance do segundo tempo. Foi a primeira vez em que o jogador foi relacionado entre os principais, após ser destaque do Sub-20 durante a temporada.
“Sabemos que a situação não é a das melhores, mas fico feliz em poder marcar meu primeiro gol com essa camisa logo na minha estreia. Sou grato ao Guarani pela oportunidade e as comissões técnicas do profissional e da base, por reconhecerem e confiarem no meu trabalho”, destacou Léo Porfírio.
Porfírio ainda não sabe se será utilizado contra o Ceará, na última rodada do Brasileirão, mas certamente ganhou crédito com o treinador. No Bugre desde o abril, o atacante tem 70% dos direitos econômicos ligados ao clube e tem contrato até 31 de dezembro de 2027.
Apesar da derrota, Aal valorizou o espaço para jogadores das categorias de base e exaltou o tento marcado pelo jovem- além do goleador, o também atacante João Marcelo, de 19 anos, entrou na segunda etapa. O treinador exaltou que as oportunidades vão aparecer aos jogadores da base e frisou a tradição da equipe em revelar atletas.
“O Guarani sempre teve uma tradição de revelar jogadores para o clube e para o cenário nacional. A gente vem procurando fazer isso desde o começo, mas estávamos em uma situação de risco de queimar os atletas. Agora essas oportunidades vão aparecer com frequência”, disse Allan em coletiva de imprensa após o jogo contra o Busque.
Destaque das categorias de base do Guarani, Léo Porfírio marcou três gols em 11 partidas oficiais pelo Sub-20 desde sua chegada ao Brinco de Ouro, em abril. Todas as partidas e bolas na rede aconteceram em duelos válidos pelo Campeonato Paulista Sub-20, torneio no qual o Guarani se classificou para a segunda fase.
A trajetória até chegar ao Bugre inclui bagagem em grandes clubes. Negociado junto ao Atlético-MG, o atacante atuou cinco temporadas no Palmeiras, entre as categorias Sub-13 e Sub-17, e foi parceiro de ataque de Endrick e Estêvão durante a passagem pelo Verdão, onde, entre outras conquistas, venceu o Campeonato Brasileiro Sub-17 e a Copa do Brasil Sub-17 em 2022.
“O Endrick e o Estevão sempre foram jogadores diferenciados, sempre se destacando em uma categoria acima, isso todo mundo sabe! Torço para que eles conquistem seus objetivos. E Que continuem tendo sucesso”, afirmou o jovem jogador do Guarani.
No Atlético-MG, a passagem foi mais apagada em relação ao que o jogador havia conquistado no Palmeiras. Em pouco mais de um ano no Galo, a temporada de 2023 foi de poucas oportunidades no time Sub-20, com somente três duelos oficiais -durante a temporada, disputou torneio amistosos e jogos não-oficiais.
Com Porfírio à disposição de Allan Aal, o Guarani encerra a participação na Série B do Campeonato Brasileiro diante do Ceará na última rodada. O jogo está marcado para o próximo domingo, dia 24, às 18h30.
*Com colaboração de André Galassi – EPTV