A Polícia Civil de Pernambuco prendeu em Olinda o ex-vice-prefeito da cidade de Itu, Élio Aparecido de Oliveira Junior, condenado pelo assassinato de um advogado, em 2006. Ele estava foragido desde 2018, e se escondia em Olinda com documento falso desde dezembro do ano passado, de acordo com a corporação.
A prisão aconteceu no bairro de Casa Caiada, na última quarta-feira (6), mas só foi divulgada pela Polícia nesta segunda-feira. No momento da chegada dos agentes, Élio apresentou documentação falsa, o que levou a prisão em flagrante.
O ex-político teve a condenação decretada pela Justiça de São Paulo, em 2015, a 20 anos de prisão, apontado como mandante do homicídio duplamente qualificado do advogado Humberto da Silva Monteiro, e da tentativa de homicídio do radialista Josué Soares Dantas. À época, ambos eram funcionários da Prefeitura de Itu, e as investigações apontaram que os crimes tiveram motivação política.
Em 2018, Élio chegou a ser preso na cidade de Cubati, na Paraíba, também por uso de documento falso. No entanto, ele conseguiu a liberdade, após 18 meses de detenção, por meio de um habeas corpus.
Além de exercer cargos políticos nas cidades de Itu e Ribeirão Preto, Élio Aparecido de Oliveira Junior foi agente do ex-jogador de futebol Roberto Carlos, pentacampeão pela Seleção Brasileira e estrela do Real Madrid. Ele também chegou a assumir a função de presidente do Ituano Futebol Clube.
Em Pernambuco, o caso está sendo coordenado pela Delegacia de Roubos e Furtos, em Recife.
(Texto da CBN Recife)