Os dois últimos meses do ano são marcados por festividades e essas datas tradicionais aumentam a movimentação no comércio. De acordo com a Associação Comercial de Campinas, a região deve somar uma movimentação financeira de R$ 6,97 bilhões. A alta é de 3% nas vendas, em comparação com o ano passado.
Conforme a Acic, o crescimento é impulsionado principalmente pela entrada do 13º salário no último trimestre do ano, que tradicionalmente aumenta o poder de compra da população. É o que detalha o economista da Associação Comercial, Mário Eduardo Campos.
“A projeção para o Natal de 2024 é de um crescimento de 3% nas vendas na Região Metropolitana de Campinas, incluindo a cidade de Campinas. Os lojistas precisam se preparar para receber esse grande público, com bom atendimento, lojas bonitas, boas vitrines e ofertas boas para o público”, disse o economista.
O Natal é considerado a data mais importante para o varejo brasileiro, por isso a comerciante Marisa Pavan, que tem uma loja de roupas no centro de Valinhos, já reforçou os estoques para atender a demanda. Ela espera aumentar em até 15% as vendas nesse período.
“Estamos com expectativas boas esse ano. Pessoal já começou a olhar os presentes e também os looks de fim de ano, para o Natal e Ano Novo. Já tenho recebido pedidos, principalmente de vestidos de festas e conjuntos com saias”, contou Marisa.
O valor médio do presente, de acordo com a Acic, é de R$ 332, um aumento de 4% em relação ao ano passado.
Com os avanços na tecnologia e mudanças nas preferências dos consumidores, o último trimestre de 2024 também é um momento de oportunidades para o e-commerce, não só pelas vendas do Natal, mas também pela Black Friday. O economista da Acic reforça ainda sobre os cuidados na hora de fazer as compras pela internet.
“Há uma grande expectativa de vendas pelo comércio eletrônico, sempre tomando cuidado com bons sites, [buscar] os de boa reputação, analisando condições de pagamento, frete, para que não haja surpresa para os consumidores”, apontou Mário.
Também há expectativa positiva sobre a contratação de trabalhadores temporários. A projeção é de mais de 13 mil (.602) novas vagas, um crescimento de 4,2% em relação às contratações do mesmo período de 2023.
Como forma de estimular o comércio, uma programação especial de Natal será realizada pela Prefeitura de Campinas e a Associação Comercial, a partir do dia 22 de novembro. A agenda prevê shows em 14 locais da cidade, iluminação especial na região central, Vila do Papai Noel e Parada de Natal. Cinco pontos do Centro de Campinas terão decoração de Natal: Paço Municipal, Largo do Rosário, Praça Carlos Gomes, Catedral Metropolitana e Rua 13 de maio