Após muitas reclamações de ouvintes da CBN Campinas e dezenas de flagrantes, a Emdec vai começar a fiscalizar o uso indevido das faixas do BRT na Avenida das Amoreiras com videomonitoramento em tempo real, à distância, além da ação dos agentes da mobilidade urbana.
A medida começa a valer a partir desta segunda-feira.
A câmera, que tem capacidade de girar 360º, está instalada no cruzamento da Amoreiras com as ruas Laranjal Paulista e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite, na altura da base do Corpo de Bombeiros, e próximo à Estação BRT Anhanguera.
A operação da câmera será feita pelos operadores da Central de Monitoramento de Operações da Emdec.
A câmera flagra a infração e registra um “print”, uma impressão da imagem. Dessa forma, é elaborado o auto de infração.
De acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, transitar indevidamente nas faixas exclusivas de ônibus é infração de trânsito gravíssima, que gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. A multa é no valor de R$ 293,47.
Já as faixas preferenciais podem ser utilizadas por outros veículos, desde que respeitem a preferência do transporte público coletivo de passageiros.
A fiscalização da circulação nas faixas exclusivas é feita pelos agentes da mobilidade urbana e a proibição é devidamente regulamentada pelas placas de sinalização. Para minimizar as situações de desrespeito, a Emdec também realiza uma operação mantendo agentes diariamente, nos horários de pico, nos principais corredores. A presença dos agentes tem o intuito de desestimular a circulação nas faixas exclusivas.
Neste ano, entre janeiro e outubro, a Emdec registrou 5,3 mil autuações pelo uso indevido das faixas exclusivas de ônibus.