Um levantamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) mostra que Campinas registrou 8,5 mil estudantes inadimplentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em setembro deste ano. No mesmo período em 2023, a cidade tinha 7.997 estudantes com dívidas. O aumento é de 6,7%.
O FIES é um programa do Governo Federal destinado ao financiamento da graduação de estudantes matriculados em faculdades particulares. O empréstimo varia de acordo com a renda média da família, que não pode ultrapassar três salários-mínimos por pessoa.
A ação é importante para auxiliar os estudantes durante o curso, como é o caso da Pamela Souza. Ela começou a cursar jornalismo através do FIES no começo do ano passado. Ela explica que já está fazendo estágio na área e conta com a profissionalização para quitar a dívida.
O professor do Instituto de Economia da Unicamp, Fernando Sarti, explica que o empréstimo é um investimento importante. Fernando afirma que a negociação pode ser uma forma de quitar os débitos.
O professor ainda conta que o estudante deve pesquisar uma boa formação antes de aderir o financiamento.
As parcelas do financiamento são pagas depois da formação profissional do estudante. A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), informou ao portal g1, que planeja mudar o calendário do programa em 2025. A pasta disse ainda, que o assunto é discutido em reuniões com pró-reitores de universidades do país.