Participação comunitária em situações de risco ainda é um desafio, diz diretor da Defesa Civil

Rodrigo Villalba / Memory Press

Com o aumento das chuvas e a frequência de alagamentos em Campinas nos últimos anos, a Defesa Civil municipal realiza um treinamento em cinco regiões da cidade para orientar a população em casos extremos climáticos. O coordenador regional e diretor da Defesa Civil municipal, Sidnei Furtado, explica que um dos grandes desafios é a falta de adesão ao treinamento e participação por parte da população. 

Outra medida que o diretor avalia como fundamental é a implantação de mais uma estação meteorológica. A cidade tenta uma parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC).  

Sidnei ainda fala sobre a importância de a população estar conectada e atualizada no site que a Defesa Civil disponibiliza com informações em tempo real sobre os principais locais de risco. (https://campinas.sp.gov.br/sites/campinasresiliente/inicio)

A Maria Aparecida é moradora de Campinas e fez o treinamento da Defesa Civil com orientações para a população saber lidar com áreas de risco. Ela fala sobre a importância de ajudar quem está em risco. 

Segundo a administração municipal, além do treinamento da Defesa Civil, a cidade passa por um processo de obras, que inclui principalmente projetos antienchentes, limpezas de bocas de lobo, manutenção dos córregos e painéis informativos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.