Mais durabilidade, menos manutenção e benefícios ambientais para as vias urbanas. Com essa promessa de ganhos, a Prefeitura de Piracicaba começou a trocar parte de seu pavimento pelo PUC (Pavimento Urbano de Concreto).
A iniciativa, pioneira no interior paulista, já pavimentou 31 dos 50 km previstos em vias de intenso fluxo, como parte de um projeto que busca recuperar cerca de 300 km da malha viária local.
A secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco Oliveira, destaca as razões que levaram à escolha do concreto para as obras.
Piracicaba está entre as 150 cidades brasileiras que já adotaram o Pavimento Urbano de Concreto na malha viária. O engenheiro Evandro Oriani Sotto, também da Semuttran, explica que a pavimentação de concreto é especialmente vantajosa em vias com tráfego pesado.
Por outro lado, Evandro reconhece desafios logísticos para a implementação do pavimento.
Entre os principais benefícios do pavimento em concreto estão a resistência a deformações causadas por acelerações, frenagens e cargas pesadas, além da durabilidade mínima de 20 anos. O concreto também reduz as ilhas de calor, com temperaturas até 14°C mais baixas na superfície das vias, e melhora a visibilidade noturna, refletindo 30% mais luz do que o asfalto, o que reduz custos de iluminação pública em até 60%.
Essas vantagens já colocaram Piracicaba como referência no uso do PUC, sendo acompanhada por associações como a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e a ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem).