Entrou em funcionamento nesta terça-feira (5) uma plataforma digital para a emissão e verificação de atestados médicos. A iniciativa é do Conselho Federal de Medicina e será obrigatória a partir do ano que vem para todos os médicos.
A plataforma “Atesta CFM” vai servir para que os profissionais da medicina possam emitir atestados médicos em segurança. O médico vai passar a usar o serviço para a emissão do atestado tanto no formato digital como no formato de papel, garantindo que o documento é verdadeiro. Certificado digital, QR Codes e outras ferramentas vão garantir a autenticidade, como explica José Hiran Gallo, presidente do Conselho Federal de Medicina.
O sistema poderá ser usado tanto pelo cidadão como pelas empresas que recebem os atestados. Assim vai ser possível validar se aquele documento foi mesmo assinado por um profissional registrado e identificar corretamente o nome do médico, garantindo a veracidade. Hideraldo Cabeça, diretor de T.I do CFM, complementa sobre este processo.
Para os pacientes, o serviço dá maior portabilidade, facilitando acesso aos atestados, mesmo em caso de perda do documento físico.
E quando o cidadão autorizar, o “atesta CFM” vai enviar o atestado diretamente para a área de recursos humanos da empresa, agilizando a informação que garante o afastamento do trabalhador. O serviço é de graça e será obrigatório para todos os médicos a partir de 5 de março de 2025.