O Procon-SP registrou cerca de 1,2 mil reclamações sobre problemas relacionados a Black Friday até o momento. O registro acontece desde o dia 30 outubro, através do atalho específico para reclamações no site da instituição.
O coordenador regional do Procon SP, Alahyr Cruz Junior, explica que grande parte dessas reclamações são referentes a entrega dos produtos.
Uma das medidas para alertar os consumidores é o monitoramento de mais de 60 produtos de 10 sites de comércio eletrônico, para identificar eventuais ofertas enganosas para os consumidores paulistas. O coordenador regional explica que os comércios utilizam a técnica de ‘maquiagem de preço’ para confundir os usuários.
Alahyr Cruz Junior alerta que o consumidor deve sempre consultar o site oficial de uma empresa antes de realizar a compra.
Uma das medidas criadas pelo Procon é uma aba no site da instituição chamada ‘Evite estes sites’, com links de comércios falsos, por isso, é recomendado que o consumidor consulte os endereços eletrônicos.
Em caso de anúncios duvidosos ou golpes, os consumidores podem registrar reclamações 24 horas por dia no site do Procon ou em um dos postos presenciais municipais.