Professor da Unicamp é citado no inquérito da Polícia Federal que investiga tentativa de golpe de Estado

Foto: Polícia Federal

De acordo com a Polícia Federal, um professor do Instituto de Computação da Unicamp, em Campinas, atuou em um relatório usado na tentativa de golpe de estado no Brasil.

O docente ajudou a elaborar e revistar um documento usado pelo partido liberal, o PL, para questionar a integridade das urnas eletrônicas. Ele é citado no inquérito, mas não foi indiciado pela polícia.

No inquérito, a PF teve acesso a trocas de mensagens que mostram que, três dias antes do relatório ser divulgado, o professor reconheceu que havia encontrado explicação para alegações sobre o suposto funcionamento irregular de urnas eletrônicas. Ele também afirmou que não encontrou urnas com votação anormal no segundo turno de 2022.

O relatório foi apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, no dia 22 novembro de 2022 e, segundo a PF, apresentava alegações falsas sobre possíveis fraudes nas urnas eletrônicas no segundo turno. À época, o TSE multou o partido em R$ 23 milhões por não apresentar provas de irregularidades no sistema eleitoral.

De acordo com a investigação, esse núcleo da organização criminosa, o “Núcleo de Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral”, era responsável por incitar a população contra o resultado das eleições presidenciais de 2022 e, assim, abrir caminho para eventuais medidas antidemocráticas contra a Justiça Eleitoral. A PF também aponta ainda que o professor abasteceu influenciadores de informações falsas sobre as urnas eletrônicas.

O g1 (Grupo EP) conversou com o professor Paulo Geus por telefone, mas o docente se limitou a dizer que não tinha “nada a declarar” sobre as citações no inquérito da Polícia Federal.

Em nota, a Unicamp diz que soube do caso pela imprensa e que acompanha os desdobramentos da investigação.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

região sul de Campinas concentra maior número de pessoas em vulnerabilidade

População considera Campinas agradável, mas reconhece desigualdade social, aponta pesquisa

Piscina cai de carreta e interdita faixa do Anel Viário em Campinas

Campinas inicia Refis 2025 na sexta-feira com até 70% de desconto em juros e multas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.