Pelo menos 500 pessoas participaram de um protesto na manhã desta sexta-feira em Campinas contra a escala 6×1 e a favor da proposta de emenda à Constituição que reduz a quantidade de dias trabalhados. A estimativa de público foi feita pela Polícia Militar.
A Guarda Municipal de Campinas também acompanhou o grupo, que se concentrou na Estação Cultura, desceu a Rua 13 de Maio –principal do comércio de Campinas– e se reuniu no Largo do Rosário.
No ato, os manifestantes pediam o fim do esquema de trabalho e pressionam que mais deputados assinem a abertura da proposta.
Em Piracicaba, aproximadamente 50 pessoas participaram do protesto, que aconteceu na Praça José Bonifácio.
O tema ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias e quer acabar com modelo que prevê seis dias de trabalho seguidos de um dia de descanso.
A proposta contava com 206 assinaturas até esta sexta-feira, sendo necessárias ao menos 171 para ser protocolada. Porém, o protocolo é apenas o início da discussão, que precisará passar por comissões e pelos plenários da Câmara e no Senado.
Além de acabar com a jornada 6×1, a PEC prevê a alteração da escala de trabalho para um modelo em que o trabalhador teria três dias de folga, incluindo o fim de semana.