Representantes da monarquia sueca estiveram em Campinas, na manhã desta segunda-feira (4), para anunciar um pacto de avanço nas estratégias de proteção integral às crianças e adolescentes vítimas de violência, em especial a violência sexual.
Os integrantes da família real, a Rainha Silvia e o Rei Carlos Gustavo, da Suécia, são os fundadores da ONG, Childhood Brasil, atuante na proteção de crianças contra a violência, instituição que conduz a iniciativa.
Além da ONG e os monarcas, a Prefeitura de Campinas, a Fundação Feac e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (CMDCA) também fazem parte do projeto.
De acordo com o Município, o pacto garante a implementação da lei 13.431/2017, da Escuta Protegida, e criação da estrutura do primeiro Centro de Atendimento Integrado (CAI), concebido pela Childhood Brasil.
O espaço deve reunir serviços previstos na lei para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências, em especial violência sexual. O modelo irá concentrar e integrar todos os serviços públicos em um só local.
O centro busca oferecer serviços de atenção e proteção, como os de saúde, socioassistenciais, dos sistemas de justiça e segurança pública. Além disso, vai fazer a gestão e monitoramento dos casos, em um ambiente lúdico e acolhedor para crianças e adolescentes.