Registros de violência crescem 25% em Campinas em um ano

Foto: Cláusio Tavoloni/EPTV

Os casos de violência em Campinas aumentaram mais de 25% no último ano em relação a 2022, quando foram contabilizados mais de 2800 casos, principalmente com crianças, adolescentes e idosos. Em 2023, foram 3634 notificações de violência, de acordo com dados do Sistema de Notificação de Violência em Campinas, divulgado nesta semana.

A violência física foi a mais notificada do total de casos, com 34%, seguida das tentativas de suicídio, com 23%, e da violência sexual, com 16%. Casos de negligência e de abandono, segundo o boletim, também foram bastante registrados, especialmente no caso de crianças.

A maioria das vítimas, cerca de 71%, é do sexo feminino. No recorte racial, entre as mulheres, as brancas representam a maior parte das vítimas. Entre os homens, a distribuição racial foi mais equilibrada, com uma ligeira predominância de vítimas negras e pardas.

A violência atingiu mais as mulheres na faixa etária de 30 a 39 anos. A violência física (46,3%) e as tentativas de suicídio (27,5%) foram as formas mais noticiadas, com um aumento significativo nos últimos anos.

Os cônjuges ou ex-cônjuges foram os principais autores de violência contra as mulheres, com 42,8% dos casos.

Em relação à violência contra crianças, entre 2019 e 2023 houve um aumento de 47,7% nas notificações, e de 44,7% na violência contra adolescentes.

Entre a população idosa, o número de notificações de violência foi de 720 casos entre 2019 e 2020, com um aumento em 2022. As idosas foram as principais vítimas, representando 71,7% dos casos, sendo a violência física a mais notificada (35%), seguida pela negligência e abandono (27%).

(Com informações da Prefeitura de Campinas)

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Funcionário da educação é preso por suspeita de estupro de vulnerável em Americana

Americana encontra 30 kg de tecido obstruindo rede de esgoto após denúncia de descarte irregular

Governo de São Paulo promete aumentar verba às mulheres em 10%; oposição diz que dinheiro não é suficiente

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.