A Secretaria de Saúde de Campinas informou, nesta terça-feira, que aguarda, mais uma vez, o recebimento de doses da vacina contra a covid-19 para retomar a imunização da população.
O estoque acabou na tarde desta última segunda-feira e já é a terceira vez em cerca de dois meses que a prefeitura precisa interromper a vacinação. No último dia 9 de dezembro, a secretaria de saúde havia recebido 600 doses que foram distribuídas a apenas seis centros de saúde, mas logo acabaram.
A penúltima remessa tinha sido em 30 de outubro, quando foram disponibilizadas para Campinas 5,9 mil doses. Até então, o município tinha ficado quase duas semanas sem imunizantes contra a covid-19.
A prefeitura informou que depois que os imunizantes chegarem, será traçada a distribuição, de acordo com o número de doses recebidas.
O Ministério da Saúde é responsável por fornecer as vacinas aos estados para distribuição aos municípios. O Grupo EP entrou em contato, mas não recebeu um retorno até a publicação dessa reportagem.
Já a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que recebeu o primeiro lote, com 304.990 doses, da vacina Serum/Zalika contra a Covid-19 do Ministério de Saúde.
Nesta segunda-feira, houve reunião do Centro de Vigilância Epidemiológica com os Grupos de Vigilância Epidemiológica para orientações técnicas e teve início a distribuição das vacinas, juntamente com a nota técnica para as unidades de saúde dos municípios.
Ainda segundo informações do Estado, foram destinadas 29 mil doses para a regional de Campinas, que fará a distribuição para os municípios.
O imunizante será utilizado para a vacinação de pessoas a partir de 12 anos de idade com comorbidades e/ou imunocomprometido e idosos.