Em reunião realizada nesta segunda-feira para discussão do balanço de ocorrências das chuvas em Campinas, o prefeito Dário Saadi informou que o município já registrou mais de 600mm de chuva em dezembro. Segundo ele, o número é o triplo da média esperada. Campinas permanece em Estado de Atenção por causa do alto volume de precipitação.
Somente entre os dias 25 e 29 de dezembro, a cidade registrou mais de 200 ocorrências em função da chuva.
Dentre elas, foram registrados 38 alagamentos de imóveis, 16 quedas de árvores, 67 inundações graduais, 14 quedas de muros, sete erosões em vias públicas e quatro afundamentos de via. A Defesa Civil e a Secretaria de Urbanismo também realizaram vistorias para avaliar o risco em 21 imóveis e 14 muros.
Com relação à limpeza da cidade, a prefeitura informou que cerca de 600 pessoas da Secretaria de Serviços Públicos atuaram na retirada de árvores e galhos caídos por causa de chuvas e ventos, consertaram galerias e afundamento de vias.
Já com relação à Assistência Social, a prefeitura atendeu 51 famílias, 119 pessoas impactadas diretamente; com distribuição de 49 cartões Nutrir Emergencial, 70 colchões, 51 kits de limpeza e 51 de higiene pessoal. Também foram ofertadas roupas e servidas 1.020 refeições. Durante o período, 10 pessoas precisaram ser acolhidas no abrigo emergencial. No momento, não há mais ninguém abrigado.