Ceia de Natal mais cara: consumidores enfrentam preços elevados no Mercado Municipal de Campinas

foto: Lucas Neri/ CBN Campinas

A ceia de Natal, tradição nas famílias brasileiras, está mais cara em 2024. Uma pesquisa da Rico aponta que os preços dos itens típicos subiram 41,5% nos últimos quatro anos, com destaque para as frutas, que apresentaram alta de 94,25% no período. Esse aumento reflete não apenas a inflação, mas também os impactos de condições climáticas adversas, como secas, enchentes e queimadas, que afetaram a produção e a logística. 

No Mercado Municipal de Campinas, o movimento é intenso com a proximidade da data. A aposentada Sueli Rodrigues, que fazia compras no local, afirmou que está ajustando o cardápio da ceia devido aos preços elevados.

Outra consumidora, Marineide Araújo, também aposentada, tem um cardápio não tão convencional, mas mesmo assim sofreu com o custo dos ingredientes.

A alta no custo da ceia é influenciada por diversos fatores climáticos. Em maio e abril, enchentes no Rio Grande do Sul comprometeram o escoamento de produtos agrícolas. Já em setembro, o calor e a estiagem afetaram a produção de frutas, enquanto queimadas intensas em diversas regiões do país também agravaram a situação. 

Dados recentes da Ceagesp confirmam a tendência: o Índice de Preços registrou aumento de 3,25% em novembro, com destaque para as verduras (alta de 25,56%) e as frutas (5,26%). Além disso, produtos como queijo e leite condensado subiram mais de 50% nos últimos quatro anos, segundo a pesquisa da Rico. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Temperatura deve bater nos 36º em Campinas na reta final do inverno

Alunos afetados pela reforma da EMEF Pe. Leão Vallerié terão reposição aos sábados

Caminhão que transportava carne pega fogo na Rodovia Anhanguera

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.