Os cerca de 515 mil carnês do IPTU 2025 de Campinas devem começar a ser distribuídos a partir do começo de janeiro próximo. Essa é a previsão da Prefeitura que informou que os documentos já estão sendo impressos.
Os valores foram reajustados em 4,49% em função do aumento do valor da UFIC (Unidade Fiscal de Campinas), índice da inflação medido pelo INPC.
Para os mais de 46 mil imóveis não-residenciais (comércio, indústria e serviços) a cota única e/ou primeira parcela vence em 24 de janeiro. No caso dos residenciais, cerca de 469 mil, o vencimento será em 10 de fevereiro. O IPTU é, atualmente, a segunda maior fonte de receita do município.
Como nos anos anteriores, quem fizer o pagamento à vista tem um desconto de 5%. O desconto pode ser maior para quem for pagar à vista e tiver aderido ao IPTU Digital. Na modalidade digital do imposto, o desconto é de 1%, limitado a R$ 100,00. As adesões podem ser feitas até 31 de outubro de cada ano, mas valem sempre para o exercício seguinte. O IPTU também poderá ser pago em até 11 parcelas.
A novidade deste ano é que os pagamentos poderão ser feitos por Pix, a partir do QRCode impresso nas parcelas.
Cada parcela do carnê de IPTU possui um QRCode único, e quando o aplicativo do banco fizer a leitura, aparecerá o nome da Prefeitura Municipal de Campinas. O QRCode permanecerá ativo até a data do vencimento da parcela ou até que ocorra a baixa do pagamento da mesma no sistema da Secretaria (caso seja efetuado o pagamento antes do vencimento).