A Delegacia da Polícia Federal em Campinas, responsável por atender 60 cidades da região, registrou um recorde histórico de operações em 2024. Segundo dados da corporação, foram realizadas 72 operações neste ano, um aumento de 200% em relação a 2023.
Entre as principais frentes de atuação estiveram o combate à lavagem de dinheiro, desvios de recursos públicos, tráfico nacional e internacional de drogas, roubo de cargas e, especialmente, os crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
De acordo com o delegado Edson Geraldo de Souza, chefe da Polícia Federal em Campinas, o combate ao abuso infantil foi uma das prioridades da unidade, com a realização de 21 operações e a prisão de 17 suspeitos. Ele destacou a gravidade desses crimes e a importância do trabalho investigativo nesse campo.
Outro destaque foi a atuação contra os crimes financeiros. A delegacia usou uma estratégia de rastreamento do dinheiro ilícito para identificar os responsáveis.
De acordo com o delegado, a região de Campinas possui uma relevância econômica e logística, que tem sido alvo de diversas práticas criminosas.
Ainda de acordo com o delegado, em 2025 já existem diversas operações programadas para o combate ao crime na região.