A Justiça Eleitoral realiza nesta quinta-feira, a partir das 15 horas, a Cerimônia de Diplomação dos 33 vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos na cidade para o próximo mandato (2025-2028). O evento será presidido pelo juiz Luiz Antônio Alves Torrano, titular da 33ª Zona Eleitoral do Estado de São Paulo.
A diplomação atesta que os políticos venceram a eleições e estarão aptos a tomar posse nos respectivos cargos.
Dos 31 vereadores da cidade que concorreram à reeleição, 23 foram reconduzidos ao Legislativo pela população (74%). O percentual é maior do que o dos parlamentares reeleitos nas eleições de 2020, que foi de 60%. Outros dez novos vereadores foram eleitos para a Legislatura 2025-2028 – dentre estes, oito ocuparão o cargo pela primeira vez e dois já foram vereadores anteriormente: Luís Yabiku (Republicanos) e Roberto Alves (Republicanos).
Para o Executivo, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) foi reeleito em primeiro turno – com o vice-prefeito Wandão Almeida (PSB) – com 66,67% dos votos.
A Cerimônia de Posse dos eleitos em Campinas está marcada para o dia 1º de janeiro de 2025, às 10 horas, no Plenário da Câmara Municipal.