CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Emdec aplica mais de 819 mil multas em motoristas de Campinas neste ano

Os motoristas de Campinas receberam neste ano 819 mil multas de trânsito, de acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, a Emdec, conforme relatório divulgado pelo departamento. O

Emdec aplica mais de 819 mil multas em motoristas de Campinas neste ano
Foto: Emdec/Reprodução

Os motoristas de Campinas receberam neste ano 819 mil multas de trânsito, de acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, a Emdec, conforme relatório divulgado pelo departamento. O balanço considera as autuações aplicadas até outubro.

Segundo o documento, o mês com maior número de multas neste ano foi março, quando 95.826 penalidades de trânsito foram aplicadas. Em dez meses, as autuações somaram a arrecadação de R$ 113.298.758,08.  

Em 2023, o total de multas aplicadas pelo departamento foi de 784.339. Considerando o registro deste ano, de 819.248 sem os dois últimos meses, o aumento é de 4,45%.

A população da metrópole em 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 1.139.047. No comparativo com a quantidade de moradores, 72% teriam recebido pelo menos uma multa neste ano.

De acordo com a Emdec, as infrações de trânsito mais recorrentes na zona urbana de Campinas foram: trafegar em velocidade superior à máxima permitida, avanço de sinal vermelho, estacionamento irregular e parada sobre a faixa de pedestres.

A planilha divulga também as principais destinações dos recursos arrecadados, como para educação de trânsito, fiscalização, sinalização e planejamento.

O especialista em trânsito, Renato Campestrini, avalia a quantidade de multas aplicadas nos motoristas de Campinas. Ele pontua sobre os reflexos em outros indicadores, os acidentes não fatais, que tiveram redução.

Em nota, a Emdec informou que não houve aumento no número de radares em Campinas, comparando 2023 com 2024. São os mesmos 144 pontos de fiscalização eletrônica nas ruas e avenidas. Ressaltaram que o aumento foi causado pelo comportamento inadequado do motorista.

Compartilhe

Conteúdos