Ouça a reportagem na íntegra.
Os motoristas de Campinas receberam neste ano 819 mil multas de trânsito, de acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, a Emdec, conforme relatório divulgado pelo departamento. O balanço considera as autuações aplicadas até outubro.
Segundo o documento, o mês com maior número de multas neste ano foi março, quando 95.826 penalidades de trânsito foram aplicadas. Em dez meses, as autuações somaram a arrecadação de R$ 113.298.758,08.
Em 2023, o total de multas aplicadas pelo departamento foi de 784.339. Considerando o registro deste ano, de 819.248 sem os dois últimos meses, o aumento é de 4,45%.
A população da metrópole em 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 1.139.047. No comparativo com a quantidade de moradores, 72% teriam recebido pelo menos uma multa neste ano.
De acordo com a Emdec, as infrações de trânsito mais recorrentes na zona urbana de Campinas foram: trafegar em velocidade superior à máxima permitida, avanço de sinal vermelho, estacionamento irregular e parada sobre a faixa de pedestres.
A planilha divulga também as principais destinações dos recursos arrecadados, como para educação de trânsito, fiscalização, sinalização e planejamento.
O especialista em trânsito, Renato Campestrini, avalia a quantidade de multas aplicadas nos motoristas de Campinas. Ele pontua sobre os reflexos em outros indicadores, os acidentes não fatais, que tiveram redução.
Em nota, a Emdec informou que não houve aumento no número de radares em Campinas, comparando 2023 com 2024. São os mesmos 144 pontos de fiscalização eletrônica nas ruas e avenidas. Ressaltaram que o aumento foi causado pelo comportamento inadequado do motorista.