Estupros aumentam 25% em Campinas neste ano, segundo SSP

Foto: Arquivo/Marcelo Camrago/Agência Brasil

De acordo com o levantamento da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo obtido pela EPTV, Campinas registrou 302 casos de estupros entre janeiro e setembro deste ano, enquanto no mesmo período em 2023, foram 240 registros. A alta representa 25%.

Além disso, a cidade também teve um crescimento expressivo dos casos de estupros de vulneráveis, quando a vítima é menor de 14 anos, ou possui alguma doença que não permite ter consentimento. O número saltou de 172 para 219 em 2024. Uma alta de quase 30%.

No 9º Distrito de Polícia Civil de Campinas foram registrados 54 casos de estupro de vulnerável neste ano. De acordo com o delegado de polícia, Elton Costa, a denúncia é extremamente importante.

Entre os 13 distritos policiais de Campinas, dois concentram o maior número de registros. O 11º distrito Policial, que fica no Jardim Ipaussurama, acumula 46 ocorrências. O delegado explica o motivo dessa concentração.

Na maioria dos casos, o estupro de vulnerável acontece dentro da própria casa, seja por um conhecido ou algum familiar. A psicóloga Fernanda Velardi explica como os pais podem alertar as crianças sobre o abuso.

O último caso de estupro de vulnerável registrado em Campinas foi no dia 27 de novembro, quando uma menina de 10 anos foi estuprada e morta a facadas por um adolescente de 17 anos no bairro Cidade Singer, região do Campo Belo. A mãe da criança, que atua como enfermeira na rede pública, estava trabalhando. Quando chegou em casa, encontrou a filha sem vida.

A menina estava sozinha quando o suspeito pulou o muro e pegou uma faca na cozinha. Ele contou à PM que a menina, assustada, foi para uma área de construção inacabada, provavelmente para tentar fugir, mas foi encurralada em um canto e violentada.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública disse à EPTV que está ampliando os canais para denúncia e investindo em campanhas que incentivam as vítimas à denunciarem os agressores, contribuindo para a subnotificação desses crimes. A denúncia e o atendimento podem ser feitos de forma online através da Delegacia de Defesa da Mulher.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

GM descobre ‘casa bomba’ de drogas no Jardim Santo Antônio

Mulher é presa em Campinas durante operação da PF de Sergipe

Motorista foge após bater em moto e deixar mulher ferida em Sto. Antônio de Posse

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

GM descobre ‘casa bomba’ de drogas no Jardim Santo Antônio

A Guarda Municipal de Campinas apreendeu uma grande quantidade de drogas na noite desta terça-feira no Jardim Santo Antônio, na região dos DICs. A ocorrência foi registrada em uma casa na viela Anna Bezerra Falcão. Segundo a GCM, uma denúncia anônima indicou que o imóvel estaria sendo usado para o tráfico. Quando os agentes chegaram ao local, dois homens que estavam na casa fugiram e conseguiram escapar. A residência estava com a porta aberta e as luzes acesas. 

Mulher é presa em Campinas durante operação da PF de Sergipe

Uma mulher de 30 anos foi presa em Campinas durante a Operação Sortilegium, deflagrada na manhã desta terça-feira pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Sergipe.  A ação teve como objetivo desarticular um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com atuação no município de Itabaiana, em Sergipe. 

Motorista foge após bater em moto e deixar mulher ferida em Sto. Antônio de Posse

Uma motociclista de 29 anos ficou ferida após ser atingida por um carro na Rodovia Prefeito Aziz Lian (SP-107), em Santo Antônio de Posse, no início da noite de sábado. O motorista envolvido fugiu sem prestar socorro. Segundo o DER, o acidente aconteceu por volta das 18h, no km 26, sentido Amparo. O acostamento precisou ser interditado, mas não houve registro de congestionamento. A ocorrência foi encerrada por volta da 1h deste domingo, com apoio de um guincho da unidade local. 

Homem faz os três filhos reféns após agredir a esposa em Piracicaba

Um homem manteve os três filhos reféns após agredir a esposa, na noite desta sexta-feira (27), no bairro Monte Líbano, em Piracicaba. A Polícia Militar informou que ninguém ficou ferido. O caso aconteceu na Rua Ingá. Quando as equipes chegaram ao local, o homem estava em surto e se recusava a liberar as crianças. A mulher conseguiu sair da residência com ajuda dos policiais.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.