Homem morre em frente a UBS e testemunhas relatam negligência em atendimento

foto: Lucas Neri/ CBN Campinas

Um homem morreu na manhã desta segunda-feira (9) em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) São Jorge, em Hortolândia. De acordo com testemunhas, ele sofreu um mal súbito enquanto caminhava próximo à unidade e desmaiou.

Populares que presenciaram a cena tentaram socorrê-lo e buscaram ajuda na UBS. No entanto, segundo relatos, os médicos da unidade teriam se recusado a prestar atendimento, alegando que não havia obrigação de auxiliar pessoas fora do estabelecimento.

A Guarda Municipal foi acionada e realizou massagem cardíaca na tentativa de reanimar a vítima até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O homem foi socorrido e levado até a Unidade de Pronto Atendimento Nova Hortolândia, mas acabou falecendo pouco tempo depois. O caso gerou revolta entre os presentes.

Uma testemunha que viu o incidente acusou a unidade de negligência. O depoimento foi concedido sob anonimato, com a voz alterada e identidade preservada.

A família do homem, que tinha aproximadamente 70 anos, optou por não falar com a imprensa. Segundo um conhecido, ele havia ido à UBS para solicitar a renovação da receita médica da esposa e passou mal logo após deixar o local.

Leandro da Silva Severino, coordenador-geral da Atenção Básica de Saúde de Hortolândia, comentou sobre o ocorrido.

Até o momento, a causa da morte não foi divulgada.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Saúde de Campinas confirma duas mortes por febre maculosa em 2025

Quatro homens são presos desmontando caminhão roubado em Mogi Guaçu

1 ano da mortandade histórica em Piracicaba: usina ainda não pagou multa

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.