Lei que proíbe uso de celulares nas escolas é sancionada em SP

Foto: Reprodução/Arquivo EBC

O projeto de lei que proíbe a utilização de aparelhos eletrônicos por estudantes em escolas públicas e particulares do estado de São Paulo foi sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas. A nova lei entra em vigor a partir do ano letivo de 2025.

A medida restringe que os estudantes usem qualquer tipo de aparelho eletrônico com acesso à internet no ambiente escolar, incluindo intervalos entre as aulas, recreios e atividades extracurriculares. Com a sanção, o estado de São Paulo é o primeiro a instituir regras para o uso de dispositivos em unidades escolares no país.

Além de celular, não será permitido o uso de tablets, relógios inteligentes e outros aparelhos similares. 

A utilização dos dispositivos será permitida apenas para fins pedagógicos, no acesso a conteúdos digitais ou a ferramentas educacionais, e quando houver necessidade de auxílio tecnológico para alunos com deficiência. 

Em entrevista ao Estúdio CBN, o psicólogo e neurocientista, Júlio Peres, destacou os impactos do uso excessivo de telas entre crianças e adolescentes.

O cientista político e colunista da CBN Campinas, Bruno Silva, acredita que essa medida é importante para a educação, mas não é suficiente sem um preparo. Por outro lado, Bruno destaca que é preciso ter uma educação tecnológica para o uso consciente dos aparelhos.

O projeto de lei 293/2024 foi aprovado por unanimidade, por 42 deputados, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) durante sessão em novembro.

De acordo com a Secretaria de Educação, a orientação é de que as escolas estabeleçam canais acessíveis entre pais e/ou responsáveis e a instituição de ensino, para a comunicação dos estudantes.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Sindicato dos Bancários protesta contra demissões no Itaú em Campinas

Polícia prende dois por fabricação de placas irregulares

Cada vez mais ousados, “gatos” de energia causaram 45 mortes em 2024

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.