Ouça a reportagem na íntegra.
Um novo inseticida para o combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças está sendo testado em Indaiatuba. A cidade foi escolhida pelo Ministério da Saúde para participar de um teste em grande escala. A informação foi divulgada pelo Município na última quinta-feira (5).
Os trabalhos foram realizados nesta semana, nos bairros Jardim Brasil e Jardim Carlos Aldrovandi, com monitoramento de mosquitos e aplicação do inseticida no ar, por meio do conhecido fumacê, técnica que garante cobertura maior das áreas de propagação.
O produto já tem registro no Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, e tem recomendação da Organização Mundial da Saúde. Os testes são relativos à eficácia do novo produto e melhores formas de aplicação.
O coordenador do centro de operações contra a dengue de Indaiatuba, Ulisses Bernardinetti, deu detalhes sobre os testes.
Conforme a administração, a cidade foi escolhida como modelo pelo trabalho no combate à dengue e pelos índices de qualidade na atuação contra o mosquito. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, com base em informações repassadas pelo Ministério da Saúde, o novo produto propõe ser mais eficiente no combate aos mosquitos fêmeas, transmissores de dengue, zika e chikungunya.
O estudo realizou a instalação de armadilhas de mosquitos e a aplicação do produto usando bomba veicular. O inseticida já foi testado em laboratório e em campo, em pequena escala, e agora é testado em áreas maiores.
De acordo com o resultado dos estudos, o novo inseticida pode ser incluído nas estratégias de controle vetorial em todo o país.
Segundo o painel de dados do governo do Estado, Indaiatuba tem 6.511 casos confirmados de dengue este ano. Duas pessoas morreram pela doença, e ainda há uma morte em investigação.