Ministra da Saúde diz desconhecer falta de vacinas contra covid-19 no Estado

Foto: Rogério Capela/ Prefeitura de Campinas

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse desconhecer qualquer problema na distribuição de doses da vacina contra covid-19 no Estado de São Paulo. A afirmação foi feita em entrevista ao Jornal da CBN, quando comentava sobre uma mudança no protocolo de vacinação.

Em Campinas, foram distribuídas apenas 600 doses em seis centros de saúde. Levantamento feito pela CBN Campinas nesta sexta-feira aponta que há apenas 45 disponíveis em duas unidades (CS São José e CS Padre Anchieta).

Na semana passada, quando foi feito o anúncio da distribuição, a Secretaria Estadual de Saúde havia afirmado que a quantidade era reconhecidamente pequena porque o governo federal não encaminhou a quantidade solicitada. A pasta citou que, em outubro, foram pedidas 500 mil doses, e o Estado recebeu apenas 210 mil. Em novembro, foram 150 mil doses pedidas, e apenas 23.020 encaminhadas.

Nísia disse que, durante o ano, houve um problema pontual com um fornecedor, no meio do ano. Mas que, agora, não haveria mais problemas. Ao ser questionada, disse que vai “verificar a situação”.

A Secretaria de Saúde de São Paulo, por meio de nota, não respondeu diretamente as falas da ministra. Informou apenas que foram realizadas nesta semana reuniões com o Ministério da Saúde sobre as diretrizes para vacinação com um novo imunizante, do Instituto Serum, da Índia. Quase 305 mil doses já chegaram na sexta-feira passada.

Conforme a pasta, a distribuição começa na próxima semana, quando devem ser encaminhadas 29 mil doses ao Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas, que engloba mais de 40 cidades.

O imunizante vai ser aplicado em pessoas a partir de 12 anos de idade com doenças crônica ou do sistema imunológico e idosos.

Novo protocolo

A partir de agora, a dose da vacina contra covid-19 entra na rotina de imunização para pessoas com 60 anos ou mais e grávidas. O motivo é garantir um ciclo de proteção mais robusto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.