Número de brasileiros que vivem de aluguel aumenta e Louveira lidera ranking na região  

foto: Divulgação Prefeitura de Louveira

O número de brasileiros que vivem em casa própria vem diminuindo, enquanto a quantidade de pessoas que pagam aluguel cresce. Atualmente, uma em cada cinco pessoas no país mora em imóvel alugado. Na região de Campinas, oito cidades estão entre os cem municípios brasileiros com maior número de inquilinos, de acordo com o último censo do IBGE, realizado em 2022. 

Louveira, com 52 mil habitantes, ocupa a quarta posição no ranking nacional. Segundo o levantamento, 45% da população vive de aluguel, ou seja, quase metade dos moradores. A escritora Maria de Lourdes Zanoli é uma dessas pessoas. Ela paga aluguel há dez anos.

O mercado de locação em Louveira também reflete essa realidade. Adriana Firmino, corretora em uma imobiliária da cidade, afirma que 80% dos contratos fechados são de aluguel residencial. 

Além de Louveira, outras sete cidades da região aparecem na lista de cem municípios brasileiros com mais moradores em imóveis alugados. Engenheiro Coelho está em 16º lugar, com 40% da população vivendo de aluguel. Em Jaguariúna, Lindóia e Saltinho, a porcentagem ultrapassa 33%, mesma taxa registrada em Indaiatuba, que tem 255 mil habitantes. Já Ipeúna e Águas de São Pedro completam a lista, com 32% dos moradores sendo inquilinos. 

Para o economista Fabrício Pessato, o aumento no número de inquilinos no Brasil é resultado de diferentes fatores, como dificuldades de acesso ao crédito imobiliário, aumento nos preços dos imóveis e mudanças no perfil da população. 

A pesquisa do IBGE também revelou que jovens entre 25 e 29 anos lideram a faixa da população que mora de aluguel. A partir dos 30 anos, a porcentagem começa a cair, chegando a 20% entre 40 e 44 anos e a 17,7% entre os que têm cerca de 50 anos. 

Outro dado destacado é a crescente procura por apartamentos menores, acompanhando a redução do número médio de moradores por residência. Essa tendência reflete mudanças no estilo de vida e na estrutura familiar dos brasileiros.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.