Violência contra a mulher cresce na região; medidas protetivas batem recorde

foto: reprodução EPTV

O número de medidas protetivas concedidas nas dez maiores cidades da região de Campinas continua a crescer. De acordo com dados judiciais, em 2022, foram registradas 5.114 medidas concedidas. Em 2023, o aumento foi de 14%, com 5.833 casos. Já em 2024, até a última quarta-feira (11), 6.067 medidas já haviam sido expedidas, indicando um cenário de crescente em registros de violência doméstica. 

Dois relatos anônimos mostram a gravidade da situação. Uma das vítimas, que viveu por nove meses com o agressor, contou que foi agredida fisicamente e abusada sexualmente.

A outra mulher relatou que passou mais de 10 anos com um homem 20 anos mais velho, com quem teve três filhos. Nesse período, sofreu agressões físicas, ameaças e foi impedida de estudar e trabalhar. Após a separação, o homem invadiu sua casa em agosto deste ano e voltou a agredi-la, mesmo com três medidas protetivas já concedidas contra ele.

Atualmente, ela vive em um abrigo para mulheres vítimas de violência em Campinas. 

A coordenadora de políticas públicas para mulheres de Campinas, Grazielle Coutinho, destacou a importância do suporte às vítimas.

A advogada Jaqueline Gachet, especialista em direito da mulher, explicou que as medidas protetivas podem ser concedidas pela Justiça em até 48 horas e têm como objetivo afastar o agressor e garantir a segurança da vítima.

Além das medidas protetivas, as mulheres podem denunciar casos de violência por meio do Disque 180, que funciona de forma gratuita e sigilosa, ou acionar as patrulhas da Lei Maria da Penha, realizadas por Guardas Municipais em alguns municípios. Também há recursos como o botão do pânico, disponível em algumas cidades, que envia alertas diretamente às autoridades em casos de emergência. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Moradores denunciam morte de peixes em lagoa que passa por obras em Paulínia

Indaiatuba confirma mais duas mortes por dengue e chega a 21 óbitos pela doença em 2025; RMC chega a 206

“Flores e Sabores de Campinas” acontece neste sábado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.