Riscos de doenças ligadas a enchentes e enxurradas preocupam em Campinas

foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nesta época do ano, as fortes chuvas em Campinas trazem consigo um problema recorrente: enchentes e enxurradas. Esses fenômenos não apenas provocam danos materiais e estruturais, mas também representam sérios riscos à saúde pública. Segundo a médica infectologista Valéria Almeida, a exposição à água contaminada pode levar à infecção por bactérias e vírus, responsáveis por doenças como leptospirose e hepatite.

Os números registrados na cidade refletem a gravidade do problema. Em 2023, foram confirmados 14 casos de leptospirose, dos quais três resultaram em óbito. Já em 2024, até o momento, 11 casos foram notificados, com duas mortes.

A hepatite também é motivo de preocupação. No ano passado, Campinas contabilizou 127 casos da doença, enquanto em 2024, até agora, já foram 90. Os sintomas iniciais incluem fadiga, mal-estar, febre e dores musculares, podendo evoluir para enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia.

De acordo com a infectologista, é fundamental adotar medidas de proteção ao ter a casa invadida por água de enchente ou ao entrar em contato com a água contaminada.

Popularmente conhecido como água sanitária, hipoclorito de sódio serve para desinfecção de ambientes e objetos. Esse produto é facilmente encontrado em supermercados e comércios especializados, mas também é distribuído gratuitamente pela Prefeitura de Campinas. A entrega é feita nos 68 postos de saúde da cidade, priorizando famílias afetadas pelas chuvas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.